Ouvidoria do Parlamento

Seja bem-vindo à página da Ouvidoria do Parlamento da Câmara Municipal de Piracicaba!

1. Objetivo

A Ouvidoria do Parlamento é um canal aberto a todo cidadão para registro de elogios, reclamações, solicitações, denúncias e sugestões sobre os serviços públicos prestados pela Câmara Municipal de Piracicaba.

A Ouvidoria do Parlamento é conduzida pelo Ouvidor do Legislativo, que tem o papel de acompanhar as manifestações até a sua finalização, dando ciência da conclusão ao solicitante. E além das demandas ligadas ao Código de Defesa dos Usuários de Serviços Públicos, compete também à Ouvidoria do Parlamento operar o Serviço de Informação ao Cidadão (SIC), dando andamento aos pedidos de acesso à informação abertos com base na Lei de Acesso à Informação.

2. Legislação

A Ouvidoria do Parlamento foi instituída na Câmara Municipal de Piracicaba por meio do Ato da Mesa nº 3/2024, com base na Lei Federal nº 13.460/2017 — Código de Defesa dos Usuários de Serviços Públicos, e na Lei Federal nº 12.527/2011 — Lei de Acesso à Informação.

3. Prazo de Resposta

Os pedidos de acesso à informação são respondidos no prazo de 20 (vinte) dias, prorrogáveis por mais 10 (dez), e as demais manifestações em 30 (trinta), prorrogáveis por mais 30 (trinta).

4. Meios de Contato

Para entrar em contato com a Ouvidoria do Parlamento é bastante simples. Há atendimento presencial, por carta ou mesmo pela internet, de acordo as informações divulgadas ao lado e com os formulários eletrônicos, disponibilizados logo abaixo, nesta mesma página.

Consultar protocolo de solicitação aberta